Guia definitivo da Guitarra Worship: 12 Regras Essenciais

A Guitarra Worship é um estilo por si só…

Você quer saber o que os guitarristas de adoração da Hillsong, Bethel, Elevation Worship, Matt Redman e Kari Jobe têm em comum? Bem, aqui no Blog do Escola do Louvor, vamos abordar sobre este tema que é muito comum entre os que tocam o estilo de guitarra worship.

Então, para este artigo, fizemos uma pesquisa séria e passamos por várias lições e conselhos ao longo dos anos, para compilar o que TODOS têm em comum.

Dessa pesquisa surgiu o plano definitivo para a guitarra worship. Decidimos chamar de Guia definitivo de Guitarra Worship: 12 Regras Essenciais. Esses são insights as coisas sobre as quais nós guitarristas nos encontramos conversando e nos referindo com frequência.

Se você toca guitarra worship, grave essas coisas na mente e consulte-as frequentemente enquanto toca e ensaia.

Por que você precisa melhorar sua habilidade na guitarra worship?

aprender guitarra worship

Aprender a tocar guitarra worship corretamente é uma parte crítica de ser um guitarrista em uma equipe de adoração. Tocar guitarra em um ambiente de adoração não se trata apenas de tocar os acordes e notas certos, trata-se de liderar as pessoas na adoração e criar uma atmosfera de reverência e admiração.

Quando você toca guitarra worship corretamente, é capaz de comunicar efetivamente a mensagem das músicas e ajudar a congregação a se conectar com as letras em um nível mais profundo.

Além disso, tocar guitarra worship da maneira correta permite que você se misture perfeitamente com o resto da banda. Isso cria um som coeso que eleva a experiência de adoração como um todo.

Quando a execução da guitarra é bem feita, ela pode ajudar a elevar a energia e a atmosfera da congregação, levando a uma experiência de adoração mais significativa. Isso é muito diferente de tocar guitarra em um ambiente secular apenas para o show.

É muito importante dedicar tempo e esforço para aprender a tocar guitarra worship corretamente, a fim de servir efetivamente a congregação e liderá-la na adoração.

1. Toque as partes da guitarra worship o mais próximo possível do original

Essa regra é a primeira porque, se você fizer isso, já está à frente do jogo! Todas as regras seguintes se encaixarão se você simplesmente fizer isso. (Há momentos em que é aceitável tocar de maneira diferente, mas comece com uma base e compreensão das partes originais e trabalhe a partir daí.)

É uma arte e humildade aprender uma música como a original. Há uma razão pela qual esses artistas são conhecidos por sua música de adoração. Porque eles sabem como escrever partes que realçam a adoração e não a distraem.

Não há desculpa para não fazer isso. Agora você pode aprender as partes exatas da guitarra do álbum, em metade do tempo! Mesmo que você não consiga tocar de ouvido. Para saber mais, confira as aulas e cifras da Escola do Louvor e experimente por si mesmo.

2. Prefira guitarra em vez de violão

guitarra worship

Agora, não estou dizendo para abandonar o violão. O que estou dizendo é que, se você está buscando um som mais “banda completa” e só tem mais um guitarrista ou é o único guitarrista, toque guitarra!

Em vez de tocar acordes em um violão, pegue uma guitarra, conecte um amplificador e toque os mesmos acordes que tocaria no violão.

Por quê? Simplesmente porque a guitarra dará à sua banda um som muito mais completo.

O violão é mais um instrumento percussivo que não preenche muito espaço ou faz muito por uma mixagem completa de uma banda. Fazendo isso, você também libera seu outro guitarrista para tocar algumas linhas melódicas e adicionar uma dinâmica totalmente nova à banda.

Tendo dissecado partes de guitarra para centenas (se não milhares) de músicas de adoração, posso dizer que a maioria da música contemporânea de adoração tende a nem mesmo ter violão.

Muitas vezes, um líder de adoração tocará vioão em uma gravação ao vivo, mas nem sempre a usará na mixagem final de uma música para o álbum.

E apenas uma dica de mixagem, raramente se deve ouvir violão significativamente em uma mixagem se você estiver buscando um som de banda completa – a menos que seja uma parte tranquila de uma música ou você esteja tocando em um conjunto intencionalmente conduzido por uma parte acústica.

3. Separe as partes da guitarra em base e solo

Esta regra vale quando não há uma gravação de artista, é uma música que você escreveu ou seus guitarristas simplesmente não sabem como as partes originais são.

A menos que você tenha passado algum tempo escrevendo partes criativas que realcem a música e não atrapalhem ou a tornem poluída, separe as duas partes da guitarra em Base e Solo. Especialmente se você estiver aprendendo ou ensaiando a música pela primeira vez antes do culto.

Fazer isso garante que você terá o melhor som. Você não quer que ambos os guitarristas tentem tocar solos ao mesmo tempo. Então, ninguém fica dando ao som da música algum corpo com partes de ritmo. Portanto, certifique-se de entender quem é o guitarrista de base e quem é o guitarrista solo.

4. Nunca Sacrifique Ritmo pela Melodia

Isso é o que torna a regra de guitarra worship número 3 tão importante. Pelo menos alguém deveria estar dando à música alguma substância. Agora eu digo “alguém” e não “guitarrista”, porque é possível que outros instrumentos preencham uma música o suficiente para que um guitarrista toque uma melodia.

No entanto, 90% das vezes, será necessário um guitarrista tocando acordes abertos e grandes para realmente preencher uma música.

A menos que você tenha uma banda grande, mas mesmo o Hillsong terá um guitarrista tocando acordes abertos na maior parte do tempo.

Isso também significa que se você for o único guitarrista, você terá que resistir à tentação de tocar algumas melodias para tocar algo que vai fazer a banda soar completa. E pelo amor de tudo que é bom, não faça um solo!

O tipo de acordes que você toca depende da música e de quão bom seus outros instrumentos (teclado/sintetizadores) estão preenchendo o espaço.

Esteja apenas ciente de como a banda soa. Se parecer vazia ou precisar de algo mais, adicione alguns acordes abertos grandes.

Isso é especialmente importante para partes cheias de uma música, como grandes refrões ou pontes. É tudo sobre ter consciência de como a banda soa.

Se for uma música eletrônica, você pode querer tocar power chords ou algumas inversões de acordes de três notas. Porque, nesse caso, acordes abertos grandes podem confundir ou alterar o clima da música. (Confira praticamente qualquer coisa do Hillsong Y&F no site. Outra das minhas músicas eletrônicas favoritas é “Risen” da Covenant Worship.)

5. Não Tenha Medo de Não Tocar

Versos e partes mais calmas de uma música, obviamente, podem ser deixados mais “vazios” ou até mesmo tocados mais suavemente.

Lembre-se de trabalhar a dinâmica da música. Se você estiver tocando acordes grandes o tempo todo, pode ficar muito “entediante”. Portanto, não tenha medo de se afastar e dar à música algum espaço nas partes mais silenciosas de uma música. Isso pode ser muito importante no contexto do momento.

Um ótimo músico não apenas sabe quando tocar, mas ele sabe QUANDO NÃO tocar.

Falaremos mais profundadamente sobre isso, neste post.

6. Você Nunca Pode Errar Criando Muita Ambiência

pedais guitarra worship

Ao tocar guitarra worship, temos uma arma secreta. Ambiência! Especialmente se você tem uma banda menor sem muitos sons de teclado. No início de músicas mais suaves ou durante partes mais calmas, os swells e a ambiência fazem toda a diferença.

O que é Ambiência na Guitarra Worship?

É a técnica envolve o uso estratégico de efeitos sonoros, como reverb e delay, para dar à guitarra uma qualidade ampla e expansiva.

Nos círculos de música de adoração, a ambiência da guitarra é frequentemente empregada em partes mais suaves e introspectivas das músicas, oferecendo uma paisagem sonora que complementa a experiência de adoração.

O que é Swell na Guitarra Worship?

Swells são texturas cuidadosamente criadas ajudam a preencher o espaço musical, adicionando camadas de profundidade e emoção às canções.

Em poucas palavras, swells são ‘caldas’ sonoras que emitimos através da guitarra usando delay e reverb, iniciando geralmente com um volume zero ou baixo e aumentando progressivamente até que esteja em um nível adequado, seguido de uma calda causada pela mistura de delay e reverb, criando um eco do que foi tocado anteriormente.

A guitarra worship, quando envolta em ambiência, envolve todo o ambiente, criando uma atmosfera incrível. Confira abaixo um vídeo mostrando como fazer swells na guitarra worship.

A maestria nessa técnica é uma busca constante para os guitarristas worship pois eles buscam aprimorar sua capacidade de criar momentos que elevam a experiência de louvor um nível acima.

7. Pense Simples

Quando estiver criando uma linha melódica, mantenha-a simples. Você nunca quer complicar demais ou tornar uma música agitada demais. Se você não souber o que fazer em uma música, presumindo que alguém já está tocando o ritmo, comece com uma linha de uma única nota com muito delay e reverb.

Existe uma piada comum de que os guitarristas worship não são tão habilidosos. No entanto, eu discordo. Na maioria das vezes, o estilo da música de adoração pede simplicidade. Nesse caso menos é mais!

Alguns dos melhores guitarristas que conheço podem fazer solos incríveis nos bastidores, mas quando estão tocando ao vivo, executam partes simples e elegantes.

Lembre-se disso: ótimos guitarristas sabem ONDE colocar uma linha. Eles tocam para a música, não para eles mesmos.

Tente ouvir melodias ou algo que torne a música “interessante”.

Muitas vezes, uma linha melódica é uma reprodução ou algo muito próximo da melodia vocal principal de uma música. A linha melódica no final de “It Is Well” do Bethel é um ótimo exemplo disso. E até mesmo a linha do refrão em “Jesus I Come” do Elevation Worship.

Portanto, não complique demais e não pense que alguém sempre precisa estar tocando uma linha de melodia interessante. Recuar e permitir que a música “seja a música”, fazendo algo simples que dá à música alguma substância, mostra muita maturidade musical.

8. Nunca atrapalhe as vozes principais

guitarra worship igreja
Foto por Luis Quintero

Vocais, palavras, letras e cantar são como a congregação se envolve na adoração (na maioria das vezes). Cantar as Escrituras, dar louvores a Deus, fazer declarações, tudo isso é feito através dos vocais.

Os vocais são fundamentais. Na música de adoração, eles estão no comando. Quando se trata de guitarra worship, nunca toque algo acima dos vocais. Por exemplo, uma linha melódica que entra em conflito com a melodia ou um solo! Em tudo o que você toca (ou deixa de tocar), prepare-se ou ceda espaço para os vocais.

9. Dobras de guitarra: uma técnica eficaz na guitarra worship

Isso não é um desperdício de um guitarrista, como alguns podem pensar. Pense nos vocais. Os vocalistas nem sempre estão cantando harmonias. Muitas vezes, todos estão cantando a melodia. Isso cria um efeito de coral ou grupo grande. Se ambos os guitarristas estiverem tocando acordes abertos grandes, isso pode dar à banda um som muito maior e mais amplo, e às vezes é precisamente o que é necessário.

Gosto do que acontece no pré-refrão de “You” do Hillsong. Ambos os guitarristas tocam exatamente o mesmo riff antes de se separarem para partes no refrão.

10. Aproveite das Inversões de Acordes

Inversões de acorde de ritmo mais altos no braço da guitarra também são uma ótima maneira de impulsionar o som de uma música.

Diria que pelo menos metade das músicas gospel fazem alguma versão disso. É uma ótima maneira de ter partes de ritmo e melodia sem necessariamente ter a melodia tocando um riff ou linha que poderia atrapalhar a música ou a melodia.

Isso faz a música parecer maior, pois geralmente você tem alguém tocando acordes grandes na região mais baixa e, em seguida, alguém tocando acordes em uma região mais alta (inversões de acordes).

Os guitarristas estão tocando partes de ritmo complementares, o que pode tornar a música mais cheia, dar uma sensação criativa e não atrapalhar com “linhas de melodia”.

O Planetshakers faz isso nos coros da maioria de suas músicas e faz muito bem. “One Thing Remains” é um ótimo exemplo de ambos os guitarristas tocando os mesmos acordes abertos, e depois partindo para inversões de acordes na grande parte da ponte da música.

11. Esteja com sua técnica em dia

Aprimorar sua habilidade na guitarra worship é uma busca constante pela excelência. Estar com a sua técnica em dia é crucial para elevar a sua musicalidade a novos patamares.

Nuances da guitarra desempenham um papel vital na criação de uma atmosfera de adoração, é fundamental sempre estar atualizado com às novas tendências, novos equipamentos, sons e técnicas. Aqui na Escola do Louvor você tem acesso a um extenso número de conteúdo que te ajudam com essa tarefa.

Este compromisso com o estudo não apenas fortalece sua capacidade de tocar fielmente as músicas, mas também enriquece sua expressão musical, permitindo que você desempenhe um papel ainda mais significativo na condução da congregação em momentos de adoração profunda.

12. Adore com o coração

Guardo o que pode ser a regra mais importante da guitarra worship para o final. Não se esqueça por que você está lá tocando guitarra com a banda de adoração em primeiro lugar. Você está lá para aprimorar o som geral da sua banda. Quero dizer, se não, por que seu líder de adoração se incomodaria em tê-lo lá? Você não está lá para se aparecer, ou fazer sua própria coisa. Você está lá para servir à banda. Agora, quão bem você vai servi-la?

Escola do Louvor Blog

Iniciado em 2016, o Escola do Louvor iniciou suas atividades através do YouTube. Atualmente, o canal conta com mais de 2 milhões de visualizações e mais de 38 mil alunos, sendo uma maiores escolas de ensino de música gospel online do Brasil. Em 2019, inaugurou a plataforma de ensino escoladolouvor.com, que conta com centenas de cifras, materiais de apoio e artigos para seus estudantes gratuitamente.

Posts Relacionados