5 Tipos de Pedais Indispensáveis

A guitarra é um instrumento mágico que nos permite criar uma variedade infinita de sons.

Uma das maneiras mais emocionantes de explorar essa versatilidade sonora é por meio dos famosos pedais de efeitos, aliás, quem nunca quis imitar o som do delay do Nigel Hendroff do Hillsong United ou o drive nervoso solo do Juninho Afram?

No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, os guitarristas iniciantes muitas vezes ficam perdidos, correndo o risco de gastar seu suado dinheiro em pedais que podem não ser tão essenciais quanto parecem.

Para ajudar você a navegar nesse mundo de possibilidades, elaboramos um guia prático com cinco pedais que são verdadeiros curingas em qualquer setup de guitarra. Vamos lá!

1. Overdrive: A Porta de Entrada para o mundo da Distorção

O pedal de Overdrive é como um bilhete de entrada para o mundo da distorção.

Ele simula a saturação de um amplificador valvulado, trazendo aquele som clássico de guitarra distorcida que associamos ao rock e ao blues.

A grande sacada é que você pode usá-lo tanto no canal limpo quanto no canal distorcido do seu amplificador, adicionando uma camada de ganho sempre que necessário.

Seja para um solo explosivo ou um riff poderoso, o Overdrive é seu parceiro de confiança. Um exemplo icônico é o Ibanez Tube Screamer TS9, venerado por lendas como Stevie Ray Vaughan.

2. Delay: Criando Profundidade e Textura

Depois de dominar o Overdrive, é hora de dar um toque de profundidade e textura ao seu som com um pedal de Delay.

Este dispositivo faz exatamente o que o nome sugere: atrasa o som e o reproduz, criando um efeito de eco que pode elevar seu desempenho a outro nível.

É um elemento essencial no arsenal de guitarristas lendários, como David Gilmour do Pink Floyd e The Edge do U2. O Boss Digital Delay DD-7 é uma escolha sólida para começar sua jornada no mundo dos atrasos.

3. Modulação: Explorando Novos Horizontes Sonoros

Para expandir ainda mais seu horizonte sonoro e desencadear sua criatividade, é hora de mergulhar nos efeitos de modulação, como Chorus, Flanger e Phaser.

O Chorus mistura sutilmente o som original com cópias ligeiramente desafinadas e atrasadas, criando a sensação de várias fontes sonoras.

É como ter dois guitarristas tocando juntos, cada um com seu toque único. O Flanger atrasa o sinal de forma semelhante, mas sem afetar a afinação, produzindo um efeito reminiscente de um avião passando.

Já o Phaser combina elementos de Flanger e Wah-Wah sutil, com um efeito rotacional cativante. Um pedal versátil que inclui esses três efeitos é o Mooer Mod Factory.

4. Wah-Wah: Expressão e Variação de Timbre

O Wah-Wah é um pedal que oferece uma dose de expressão e variação de timbre à sua guitarra. Ele permite que você varie entre graves e agudos, criando uma variação tonal incrível.

Esse efeito icônico foi popularizado por lendas como Jimi Hendrix, Frank Zappa, Slash e Kirk Hammett.

O pedal Cry Baby da Dunlop é uma escolha confiável para quem deseja incorporar o Wah-Wah ao seu setup.

5. Volume: Controle Total sobre o Som

Por último, mas não menos importante, temos o pedal de Volume.

Especialmente útil para guitarristas que tocam em bandas, esse pedal oferece a versatilidade de ajustar o volume da sua guitarra em diferentes partes das músicas.

Seja para dar destaque a um solo épico ou para suavizar uma passagem mais tranquila, o pedal de volume é essencial.

Ele pode ser usado de duas maneiras: como um substituto do botão de volume da guitarra, quando colocado no início da cadeia de pedais, ou para controlar o volume global do seu som, posicionado no final da cadeia.

O pedal de volume da Ernie Ball é famoso, mas a Boss oferece uma opção igualmente interessante e econômica.

Conclusão

Esses cinco pedais são um excelente ponto de partida para iniciantes que desejam montar seu próprio setup de efeitos.

À medida que você ganha experiência e descobre seu estilo único, poderá expandir sua coleção de pedais. Lembre-se sempre de que sua jornada musical é uma busca constante por novos sons e possibilidades.

Agora que você está equipado com essas ferramentas, é hora de explorar e criar sua própria música!

E não se esqueça de compartilhar este post com seus amigos que também estão começando sua jornada musical. Afinal, a música é ainda mais incrível quando a compartilhamos com os outros! 🎸🎶

Escola do Louvor Blog

Iniciado em 2016, o Escola do Louvor iniciou suas atividades através do YouTube. Atualmente, o canal conta com mais de 2 milhões de visualizações e mais de 38 mil alunos, sendo uma maiores escolas de ensino de música gospel online do Brasil. Em 2019, inaugurou a plataforma de ensino escoladolouvor.com, que conta com centenas de cifras, materiais de apoio e artigos para seus estudantes gratuitamente.